.

"Quem dera se por um descuido, Deus te fizesse eterno..."

domingo, 15 de maio de 2011


Ser professor...
Há pessoas por aí que dizem (e já me disseram) – Você está se formando para ser Professora? Ah,você vai tirar de letra,não tem profissão mais fácil que essa,no meu caso que sou Engenheiro,sofri bastante para chegar onde estou e ainda assim descubro cada coisa estranha no decorrer da minha Profissão viu?...
Incrível como pessoas discriminam tais coisas,tais pessoas em geral,sem conhecer o valor de cada uma que está a julgar. Aí eu pergunto para o Engenheiro,Médico,Advogado que seja,sabem o que é ser Professor?
Ser professor é professar a fé, e a certeza de que toda caminhada terá valido a pena,com tudo o que você ensinou,e com tudo o que aprendeu também com ele.
Ser professor,é encontrar com alguns de seus alunos por aí sorrindo,e se possível o chamar pelo nome fazendo com que se sinta especial.
É entrar em uma sala com o maior cansaço do mundo,e ao ver a reação daqueles olhares alimentados de esperanças para mais um dia,transformar o cansaço em uma aventura maravilhosa de ensinar e aprender.
Ser professor é se envolver com cada aluno seu,e nos mínimos detalhes saber quem está mais alegre que o normal,o mais triste,quem cortou o cabelo,quem está preocupado ou até tranqüilo demais,e sendo assim dando-lhe a atenção devida para cada um,de forma diferente e única,da forma que eles são.
Qual profissão se importaria com o outro,como se fosse uma planta rara necessitando de muito amor e cuidado?
Ser professor,é entender que ensinar e aprender são movimentos de uma canção: a canção da vida. E só porque essa profissão maravilhosa que prepara a nova geração para o mundo,não é valorizada hoje em dia,não quer dizer que tenhamos que deixar o desejo maior de ensinar de lado. É mais do que um salário justo...é o prazer por aquilo que se faz. E aí engenheiro, és o que és hoje sem ajuda de professor nenhum?

Hellen

37 comentários:

  1. Bonita homenagem, Hellen!
    há tempos o valor do professor foi esquecido!

    e como diz a propaganda, por trás de cada profissão bem-sucedida, tem um bom professor!

    Bom domingo, amadinha!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Florr, vc vai se formar em quê? Eu sou professora tbm de português e inglês. E hoje em dia realmente não somos valorizadas, mas ninguém chega onde chegou sem a ajuda de um professor. Somos guerreiras, somos felizes fazendo o que fazemos. Essa profissão em minha vida é uma benção...lindo post...bjo grande pra ti ;)

    ResponderExcluir
  3. Ah Hellen eu estou quase me formando em Letras para ser professora, confessor que temo essa profissão, por por ela não ser conhecida ou por ofertar baixos salários, mas pelo simples e ao mesmo tempo grandioso fato de que é a profissão que pode mudar o mundo, mudar as pessoas. É, para mim, a profissão mais importante do mundo e que a partir dela surgem todas as outras. O professor carrega nos ombros a humanidade, o professor ensina os homens a seguirem seus sonhos...

    O professor antes de mais nada deve ser um sonhador... acreditar que todas as outras profissões dependem da sua. O professor tem que ser fera, deve se achar o máximo, o professor forma cidadão e constroe o mundo. Eita responsabilidade! E é por isso que tenho medo dessa profissão...
    Veja: quem garante se o médico vai ser bom e ético se ele não tiver bons professores que lhe ensinem a profissão e a ética?

    Existiria um bom engenheiro se não tivesse tido um bom professor de matemática.. de engenharia?

    Ora a base de todas as profissões é o professor.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O q seria de cada um de nós sem eles?

    ResponderExcluir
  5. Hellen, querida, somente um professor é capaz de compreender a magnitude dessa sua mensagem!

    Ao terminar de lê-la eu já estava chorando, lembrando das vezes em que escutei essa mesma pergunta preconceituosa (e ignorante) dos mais variados tipos de pessoas... E lembrando, também, do quanto é maravilhoso encontrar ex-alunos que vem lhe abraçar sorrindo e dizendo o quanto sentem saudades...
    E não me refiro apenas às crianças.
    No meu caso, já fui professora de crianças, de adolescentes e, atualmente, sou de vestibulandos. E é maravilhoso encontrá-los pelos caminhos da vida e saber que lembram de você com saudade e carinho.

    Aqueles que não são capazes de compreender a importância de um professor, relegando-o a um segundo, terceiro, quarto plano, devem ser pessoas extremamente insensíves.

    Querida, obrigada por proporcionar reflexão tão linda!

    Um beijo enorme!

    Déia

    ResponderExcluir
  6. Oi,Hellen!Acho uqe o grande problema de ser professor no Brasil é a desvalorização que começa pelo salário e termina na sala de aula,hoje os alunos não tem mais respeito quase nenhum pelos professores.É complicado viu, eu admiro a tua coragem de optar por ser professora acho uqe tem que ter muito empenho,dedicação e saber que o salário que se ganha é de fome.O dia que o professor tiver sseu valor reconhecido tudo será bem diferente.
    Bom domingo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Bom ponto de vista..:)
    Acho que cada profissão é importante à sua maneira, não deve haver "discriminação" de umas e outras, afinal todas contribuem para o crescimento da sociedade... E o mais importante é que as pessoas gostem realmente do que estão a fazer...
    Beijinho e bom domingo..;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hellen
    Ótimo texto. Devia mandá-lo para a "Cartas ao Leitor" da Revista Veja! O problema do professor para mim é só um: ser riculamente remunerado finceiramente.Ah, sim, mais outro: o estabelecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente deu uma moral ilimitada aos maus alunos, que não têm educação e são apoiados incondicionalmente pelos pais que os acobertam em um montão de coisas erradas, fortalecendo o desrespeito! Mas ser mestre é um sacerdócio, é uma profissão linda. Imagine a emoção de ensinar uma criança ou um idoso a escrever, a ler???
    Bem andei sumidinha por causa do Blogger e de tarefas domésticas, mas estamos aqui "again" para apresentar e debater nossas ideias!!!
    Bjs. Texto muito bom cuja temática é sempre atual.
    Lindo domindo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Um otimo domingo pra ti minha querida amiga e uma semana recheada de carinho e paz...beijos e beijos...

    ResponderExcluir
  10. Professor é uma profissão muito nobre, porque está instalada na base. É a que sustenta todas as outras, porque justamente é a que professa os conhecimentos. Não há profissionais se não houver quem os ensine.

    É uma pena ser tão desvalorizado. Isso impede de haver mais pessoas querendo ser professor. Não há uma estrutura que gere confiança, um rendimento de acordo com a importância da profissão.


    Bem, um texto muito lindo querida Hellen. Uma singela e maravilhosa homenagem ao professor.

    Beijos florido!

    ps: Obrigado pela sua presença no meu blog. Teu carinho, a tua opinião são importantes pra mim.

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Fico aqui pensando nessas pessoas que dizem que ser professor é fácil...Não é! Você não sabe o que trabalhar 5-8 horas por dia, entrando e saindo de sala. E, depois, fazer planos de aula. Isso se quer dar uma aula decente. Noites mal dormidas. Horas perdidas,etc.

    Não são todos que tem vocação para a coisa. Mas, sabe, eles deveriam ser os mais bem remunerados, penso eu. É um trabalho nobre.

    ResponderExcluir
  12. Se há gente de quem não nos esquecemos é dos bons professores que tivemos!
    E isso diz muito... isso diz tudo!

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo seu texto, adorei a paixão pela profissão e com certeza tem todas essas emoções que vc citou ai. Nós hoje, não estaríamos aqui sem um professor.


    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  14. minha linda..os textos que posto no Pratododia, não propriamente condiz com meu estado de espírito do momento...eu seria muito inconstante se assim o fosse...rsrs
    são textos que me identifico, mas que nem sempre é pelo o que estou passando, mas que outras pessoas que me lêem possa estar..

    Agora mesmo não estou triste não...a não ser pelo inverno que já chegou aqui pelo sul, e que não me apetece nada nada...rsrs

    Mas de qualquer forma, fico imensamente feliz em saber que posso contar contigo e com seu carinho... e se eu precisar eu grito sim, pode deixar! rs

    Um beijo florzinha!

    ResponderExcluir
  15. Oi Florzinha!
    Encantando como sempre...rsrs!!!
    VocÊ foi muito feliz com cada palavra que "disse"... Concordo plena mente! E assino em abaixo.Pretendo um dia tornar-me professora... apesar que querendo ou não de certa forma já sou para meu filho! Rs...
    "Ser não é uma profissão, é um Dom!"

    Obs: Adorei tudo o que escreveu em meu blog... agradeço muito pelo carinho e paciência e dizer que também é uma honra ter pessoas como você comentando em meu blog... Rsrsrs....
    Ahhh... não tive que postar de novo não, eles voltaram sozinhos, só não voltou os comentários!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Devo muito aos bons professores que tive e diante dos não tão bons, fiz a minha parte.
    Em casa, todas as mulheres passaram pelo curso Normal. Todas lecionaram, antes de tomar outros rumos. Fácil??? Não. Mas tudo que se faz com amor dá certo. E se alguém merece uma reverência carinhosa é, realmente, o professor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto sobre esse linda profissão..
    Eu fiz o curso de Licenciatura em Letras..e ouvi mtas vezes..as pessoas menosprezando o meu curso..
    Mas nunca me arrependi de seguir esse caminho

    ResponderExcluir
  18. Bravo! Bravo Lindona!!!
    Amei o texto e extamente assim.
    Antes de se chegar ao topo da montanha, quem foi que ensinou?
    Cada letra, cada frase para montar?
    E no decorrer dos anos, quem estava lá na sala de aula te ajudando a ser o que és hoje?
    O professor é um herói que mesmo quando te deixa no topo da montalha, volta para ensinar teus filhos a subir.
    Profissão digna e sempre merecedora de respeito, carinho.
    Hellen querida, nas tuas palavras se explica bem direitnho.
    Amei!

    Beijinho linda
    Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Amei o post! Não sei se é pelo fato da minha mãe ser uma professora e eu ter crescido (e estar até hoje) em constante aprendimento a cada minuto com ela, ou se a plena convicção de que, se não fossem os meus mestres, eu não chegaria onde estou.
    É sempre bom passar aqui!
    Beijinhos descolados!

    ResponderExcluir
  20. Palmas pra você, querida, Hellen!
    Belissimo texto!
    Digno!
    Não há profissão mais linda do que esta, todos passam por um professor.
    O professor tem que ser valorizado pois é através de um professor que se nasce todos os profissionais.
    Parabéns por defender essa classe merecedora, Hellen, sei que serás uma excelente professora.
    Amo a forma como você expressa suas ideias.

    Beijo*

    ResponderExcluir
  21. Hellen, sou professora da SEDF a 23 anos e posso te dizer que para ser professor precisa gostar de ensinar e amar gente, senão você se torna um profissional medíocre e bitolado e daí as pessoas acharem que é tudo muito fácil...
    "Antes educar era um arte,
    depois passou a ser profissão
    E home é um desafio."
    Desafio que o bom professor vence a cada dia.
    Belo texto e sinto-me homenageada por ele.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Querida Hellen! Ta faltando sim reconhecimento e respeito ao professor. Minha mae `e professora de Historia ha muitos anos, lembro de uma vida inteira de luta dela, por melhores salarios, por mais respeito, mais dignidade a profissao. Um dia, ela me disse que achava que a sua profissao era a mais importante do mundo. Quando naquele momento, eu nao concordei com ela, lembro de ter ficado quieta, mas eu nao concordava. Eu estava no comeco da faculdade de Medicina, e achava que ser medica `e que era importante. Hoje, algum tempo passou e me dei conta que ela tinha absoluta razao. Sem a escola, a educacao que tive, os professores batalhando o dia-a-dia deles pela gente, nos ensinando nao so a ler e escrever, mas a viver, isso `e o maior legado que um profissional pode deixar ao mundo. Nao chegamos a ser quem somos, pessoas de bem e pessoas pensantes, sem o esforco de um bom professor, sem o estimulo essencial deles no nosso percurso de vida!
    Ta faltanto respeito e salario digno! Parabens pela sua formacao, `e preciso muito amor e doacao pra escolher seguir a carreira de professora!
    Grande beijo!
    Luiza

    ResponderExcluir
  23. O primeiro passo para uma mudança na educação é a valorização dos professores. Fico indignada quando aparece concurso de emprego para professor por, muitas vezes, menos que oitocentos reais. Meu primo é professor e eu vejo a falta de estímulo dele para educar com essas condições de trabalho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Hellen,


    Um excelente post!

    A doçura do mundo está na mão, no olhar humano de um professor!

    Parabéns!


    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  25. Estou emocionada, minha mãe, minha tia, meu avó, todos professores,

    Não é fácil, requer tanta dedicação, tanta paciência: um dom,

    E tanto descaso,


    Num pais com tanta desigualdade, aquele que se dispõe nessa arte, deveria ser mais valorizado, reconhecido, e não apenas financeiramente,


    (...)



    Enfim, mas não devemos perder a fé,


    Um beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi linda !!
    Pois é... Valorizo MUITO essas pessoas, e fico indignada por um a profissão de amor dessas não ter o devido valor ... Pois requer tanta paciência, tanta doação ...
    Trato as professoras do meu filho com amor e respeito.
    Pura verdade o post.
    E aproveitando para deixar um carinho, e desejar um lindo começo de semana...
    Bjokas no coração,
    SIL

    ResponderExcluir
  27. Valorizo demais os professores, sempre ensinei meus filhos a respeitá-los antes de mais nada, eu estudei bem pouco na minha vida, mas tenho boas lembranças dos poucos professores que tive. É lamentável os salários baixos e o desrespeito e até violência que muitos enfrentam nas escolas, amei demais seu post menina!

    ResponderExcluir
  28. Muito bom Hellen, realmente a profissão de professor há tempos vem sendo esquecida e discriminada.

    Muitos os que querem ensinar,
    poucos os que querem aprender.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  29. Ah! eu adoro os quadradinhos alí embaixo, sempre que venho aqui fico um tempão fazendo música. rs

    ResponderExcluir
  30. Adorei a postagem e tenho certeza que você vai ser uma ótima professora, porque quando colocamos amor no que fazemos, fica um pouquinho mais fácil e vc faz isso o tempo todo aqui...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  31. O flor, adorei seu blog e jah estou seguindo

    Bjim

    www.sanrodriguess2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. HELLEN,
    ACHO QUE SER PROFESSOR É UMA PROFISSÃO SAGRADA.
    DEVIA MERECER MELHOR ATENÇÃO POR PARTE DOS GOVERNANTES, EIS QUE UM BOM PROFESSOR É QUE SE TORNA O ESPELHO DOS ALUNOS. DAÍ GRANDES PROFISSIONAIS.
    BEIJO.

    ResponderExcluir
  33. Ninguém pode exercer nada se não passar antes por um bom professor.

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  35. Hellem querida não sabia que você possuia este dom, pois professor não é apenas uma profissão mas um dom. Assim meus mestres no pensamento sobre educação, Ruben alves e Paulo freire me ensinaram, parabens linda por algo tão maravilhoso e por compreender tão bem o sentido da educação.
    beijos

    ResponderExcluir
  36. Ser professor é uma ato de bravura. Deveriamos ter um bom adicional pra isso!

    ResponderExcluir

Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Antoine de Saint-Exupéry